Pela primeira vez na história dos festivais em Moçambique, o AZGO contou com condições para acolher pessoas com deficiência. A iniciativa, inovadora, foi levada a cabo em parceria com a Fidelidade Ímpar, seguradora oficial do festival que decorreu em Maputo nos dias 19, 20 e 21 deste mês de Maio.
“A Fidelidade Ímpar proporcionou no recinto do festival um conjunto de condições facilitadoras para o acesso a pessoas com deficiência, onde se incluíram lugares de estacionamento próximos da entrada, implementação de uma casa de banho adequada e apoio operacional de voluntários”, avançou o comunicado divulgado pela instituição.
A seguradora referiu que, com esta acção, várias pessoas com deficiência puderam assistir aos concertos de forma mais cómoda e segura, com visibilidade privilegiada para o palco principal.
De acordo com a responsável pela área de Responsabilidade Social da Fidelidade Ímpar, Silénia Valoi, a sua instituição faz um balanço positivo e sente orgulho dos trabalhos que tem feito.
“Esta foi a primeira vez que um evento deste género implementou condições específicas para um público com necessidades especiais. Esta acção está em linha com os valores da marca, como a inclusão, inovação, superação e valor humano”, disse a responsável.
Silénia Valoi frisou igualmente que “esta inovação é de grande valor e foi um grande sucesso, estando já pensada a sua continuidade para futuras edições”.
A Fidelidade Ímpar acompanha o festival AZGO desde a sua primeira edição num apoio à cultura africana e, em especial, à música moçambicana.