O Governo, através da Administração Nacional de Estradas (ANE), lançou nesta quarta-feira, 24 de Maio, um concurso público para a selecção de um consultor que vai elaborar o projecto conceptual com vista à reabilitação da Estrada Nacional Número 1 (N1), num troço de 508 quilómetros.
Segundo o jornal notícias, o acordo financeiro para a reabilitação desta estrada, nos troços Inchope-Gorongosa, Gorongosa-Caia, Chimuara-Nicoadala e Metoro-Pemba, no valor de cerca de 26 mil milhões de meticais, já foi assinado.
O Governo recebeu financiamento do Banco Mundial para suportar o programa “Estradas Seguras” para a integração socioeconómica e pretende aplicar parte dos fundos no pagamento de serviços de consultoria.
O consultor deverá desenvolver estratégias de contratação, conduzir a avaliação de risco da vulnerabilidade climática e recomendar medidas de adaptação para aumentar a sua resiliência aos efeitos climáticos.
Além disso, deverá igualmente preparar a documentação do concurso e efectuar a integração dos requisitos ambientais e sociais no desenvolvimento dos projectos conceptuais, preparar e/ou actualizar projectos conceptuais, o modelo de financiamento, a modalidade de pagamento e uma estimativa de custos para contratos das obras.
Refira-se que Moçambique, à semelhança de outros países de África, continua a enfrentar enormes desafios de financiamento para a construção, reabilitação e manutenção de infra-estruturas rodoviárias com vista à promoção do comércio regional.