O Standard Bank lançou esta quarta-feira, 24 de Maio, uma ferramenta que fornece uma visão quase em tempo real da abertura comercial, do acesso ao financiamento e da estabilidade macroeconómica.
Designado “Barómetro do Comércio de África”, o instrumento combina dados qualitativos e quantitativos de, inicialmente, dez das principais economias de África, e será fundamental para resolver o problema do acesso à informação.
De acordo com o portal Futher Africa, a iniciativa surge no âmbito do apoio do Standard Bank na adopção da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
“O banco está a desenvolver as soluções financeiras e comerciais para ajudar a resolver as barreiras tarifárias e não tarifárias necessárias para concretizar as ambições do continente de criar um mercado único eficaz”, afirmou Philip Myburgh, director de comércio da banca comercial e de negócios do Standard Bank.
Philip Myburgh acrescentou ainda que o Standard Bank está empenhado em promover o crescimento e criar oportunidades nos 20 mercados que serve. O mutuante apoia soluções centradas em África e incentiva o sector privado a contribuir mais para a saúde das economias locais e regionais.
“Ao eliminar as barreiras comerciais, a ZCLCA tem como objectivo retirar cerca de 30 milhões de africanos da pobreza, aumentando os rendimentos em todo o continente em 7% até 2035. Uma vez implementada, a ZCLCA será a maior zona de comércio livre alguma vez criada no mundo”, lê-se no portal.
O Barómetro do Comércio de África oferece também dados sobre o desempenho económico e o comportamento do financiamento do comércio no continente.