O Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIBpm) em Moçambique apresentou, no primeiro trimestre deste ano, uma variação positiva de 4,17%, quando comparado com o mesmo período do ano de 2022, que se fixou em 4,14%.
Os dados constam no boletim de contas trimestrais, divulgado esta quarta-feira, 24 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e a que o DE teve acesso.
Segundo o relatório, esta evolução positiva da actividade económica é justificada, em primeiro lugar, pelo sector primário que cresceu 8,19%, com maior destaque para o sector extractivo com uma variação de 32,58%, seguido pelo ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura e exploração florestal com 3,76%.
“Ocupa a segunda posição o sector terciário com variação de 3,50%, com destaque para o ramo de hotelaria e restauração com uma variação de 11,19%, seguido pelo ramo dos transportes, armazenagem e actividades auxiliares dos transportes e informação e comunicações com variação de 7,54%. O ramo dos serviços financeiros teve uma variação de 6,29%”, refere o boletim.
Ao contrário do sector primário, o documento indica que o sector secundário registou uma variação negativa de -4,73%, induzido pelo ramo da construção com variação negativa de -8,2%, seguido pela indústria manufactureira com variação de -7,2% e, por último, a electricidade, gás e distribuição de água com variação positiva de 4,13%.
Entretanto, quanto ao peso dos sectores na economia, o destaque vai para os da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal e actividades relacionadas que tiveram uma maior participação no peso conjunto do PIB de 23,59%. Seguiram-se os ramos dos transportes, armazenagem e actividades auxiliares dos transportes e informação e comunicações a pesarem 9,92%.