O vice-ministro vietnamita das Relações Exteriores, Ha Kim Ngoc, afirmou que o seu país valoriza os laços tradicionais de amizade e cooperação existentes com os países africanos, incluindo Moçambique.
Intervindo nesta quinta-feira (25), durante um encontro alusivo ao Dia de África, que decorreu em Hanói, capital do Vietname, com embaixadores de países africanos, Ha Kim Ngoc, citado pelo portal VietnamPlus, disse ser importante que seja valorizado o desenvolvimento do continente, olhando especialmente para o estabelecimento da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA).
“Saudamos as contribuições da União Africana (UA) e dos povos dos países africanos na procura por soluções para os desafios globais, e o esforço empreendido para ajudar a manter a segurança regional, a paz global, a estabilidade, a cooperação e o desenvolvimento”, acrescentou.
O vice-ministro expressou igualmente a sua crença de que, num futuro próximo, África tornar-se-á numa das novas potências de crescimento do mundo.
No que diz respeito às relações bilaterais, referiu que o Vietname está pronto para reforçar as parcerias no âmbito da economia, comércio e investimento, bem como actuar como enquanto ponte que liga a UA e as Comunidades Económicas Regionais (CER) com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Ha Kim Ngoc pediu ainda aos países africanos para continuarem a apoiar as preocupações e interesses legítimos do seu país.
O Vietname está entre os importantes parceiros comerciais de África, com o comércio bilateral a ultrapassar os sete mil milhões de dólares em 2022.