A Ilha Reunião, através da activação dos fundos do programa INTERREG (um dos principais instrumentos da coesão económica, social e territorial na União Europeia), e em parceria com o Grande Porto Marítimo da Reunião (GPMR), está a apoiar um projecto de cooperação portuária e formação profissional para jovens moçambicanos.
Segundo reportou nesta segunda-feira (22) o portal 360 Mozambique, a iniciativa visa consolidar a atractividade, a conectividade e o desenvolvimento económico, permitindo que as empresas públicas ou privadas existentes em Moçambique, e que actuam nos sectores portuário, marítimo e logístico, possam associar-se as entidades europeias e assim beneficiar de mão-de-obra local, com habilidades e métodos de trabalho que atendam aos padrões europeus.
Citada pelo portal, a vice-presidente da Ilha Reunião e responsável pela formação dos jovens, Karine Nabenesa, explicou que o projecto pretende, acima de tudo, proporcionar habilidades aos formandos de modo que estendam as parcerias entre as empresas.
“Até agora, 25 jovens moçambicanos estiveram a estagiar em Reunião e já procedemos à entrega dos certificados. Estamos convictos de que a formação é a chave para o desenvolvimento de todos os países e sentimo-nos felizes com os resultados alcançados”, afirmou recentemente Karine Nabenesa, durante uma breve visita efectuada há dias a Maputo.
Fora a entrega dos certificados, na sua estadia na capital moçambicana, a vice-presidente manteve diversas reuniões e sessões de trabalho com várias autoridades, com destaque para o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara.
A Ilha da Reunião é um departamento ultramarino francês insular, no oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar.