Os agricultores residentes no Posto Administrativo de Namanhumbir, na província de Cabo Delgado, atingiram, na época agrícola 2021/2022, uma produção de 1,6 mil toneladas de cereais, avaliada em mais de 84 milhões de meticais, no âmbito da iniciativa “Projecto de Agricultura e Conservação”, levada a cabo pela mineradora moçambicana Montepuez Ruby Mining (MRM).
De acordo com uma nota da MRM, o projecto beneficia um total de 600 famílias organizadas em 11 associações agrícolas, que trabalham em mais de 900 hectares de terra, sendo que, na secção dos cereais, os produtores se dedicam ao cultivo do milho, gergelim, amendoim e feijão nhemba.
“Desde 2016 que os beneficiários da iniciativa recebem assistência técnica e sementes, com o objectivo de garantir uma produção sustentável. Os cereais e outros produtos cultivados com o apoio da MRM são vendidos nos mercados comunitários a nível de Namanhumbir, da sede do distrito de Montepuez, em alguns distritos vizinhos e na cidade de Pemba, contribuindo significativamente para a redução da insegurança alimentar”, avançou a entidade.
Anualmente, a empresa disponibiliza cerca de 12 milhões de meticais para apoiar o projecto. Segundo a nota, a MRM “é o maior comprador da produção de cereais, vegetais e frangos vendidos por agricultores e avicultores”, sendo que, para garantir maior acesso ao mercado, melhor interacção entre os produtores e maior geração de renda para os agricultores, “a entidade organiza regularmente feiras agrícolas”.
No entanto, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e proporcionar independência financeira, a mineradora concluiu recentemente a construção e procedeu à entrega do mercado da aldeia de Wikupuri, este que vai servir como um espaço comum de venda de produtos cultivados tanto pela comunidade reassentada, como por outras vizinhas.
A Montepuez Ruby Mining Limitada é uma empresa que opera no depósito de rubis de Montepuez, localizado no nordeste de Moçambique, na província de Cabo Delgado. É detida em 75% pela Gemfields e em 25% pela Mwiriti Limitada.