Objectivos financeiros são os resultados que uma pessoa pretende alcançar com o seu património. Assim, servem para orientar a tomada de decisão na hora de investir. A partir das metas, é possível avaliar quais as oportunidades de investimento que podem estar mais alinhadas ao que se procura alcançar.
Além disso, servem para monitorar o desempenho da sua estratégia, ou seja, o sucesso do seu planeamento financeiro e de um plano de investimentos dependem do cumprimento de cada plano definido.
Qual é a relação entre metas financeiras e prazos de investimento?
Ao fazer o seu dinheiro render, é possível concretizar planos e realizar sonhos que são traduzidos pelas metas. No entanto, não basta participar no mercado financeiro para alcançar esses objectivos, é preciso fazer boas escolhas de investimento. Para isso, terá de pensar na relação entre os objectivos e os investimentos e os prazos de ambos.
- Curto prazo: realização até um ano;
- Médio prazo: alcance entre um e cinco 5 anos;
- Longo prazo: obtenção de resultados em mais de cinco anos.
Um objectivo a curto prazo pode ser, por exemplo, constituir uma reserva de emergência ou livrar-se de dívidas. A médio prazo pode incluir a compra de uma casa ou o aumento do seu património líquido. A longo prazo, pode pensar em obter um rendimento passivo que garanta a independência financeira ou planear a reforma.
Ao considerar seus diferentes objectivos, é possível acumular e dispor de valores para cada um deles, em diferentes períodos, no sentido de alcançar os resultados desejados.
Por isso, a escolha dos investimentos deve estar alinhada com os prazos estabelecidos para atingir cada objectivo. Assim, a ideia é escolher oportunidades de curto, médio e longo prazo.
Fonte: Renda Fixa