As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para o resto do mundo em 2022 renderam ao País 8,2 mil milhões de dólares (correspondente a 49,2% do PIB), um incremento de 2,6 mil milhões de dólares, quando comparado com 2021.
Os dados constam no boletim anual da balança de pagamentos, divulgado esta quinta-feira, 18 de Maio, pelo Banco de Moçambique (BdM).
Segundo o relatório, a evolução positiva registada nas receitas de exportação é justificada pelo incremento das vendas dos produtos exportados, tanto pelos grandes projectos, como pelo resto da economia, em 2,1 mil milhões de dólares e 561,4 milhões de dólares, respectivamente.
“Do lado dos grandes projectos, os sectores que mais se evidenciaram foram a indústria extractiva, com um incremento de 1,7 mil milhões de dólares (carvão mineral, areias pesadas, gás natural, rubis, safiras e esmeraldas), seguido pela indústria transformadora com um acréscimo de 387 milhões de dólares (alumínio e cabos de alumínio)”, lê-se no documento do BdM.
Assim, as receitas provenientes da exportação de gás natural e areias pesadas registaram uma evolução positiva na ordem dos 99,5% e 19,5%, respectivamente. “O acréscimo nas receitas do gás natural foi justificado pelo incremento, tanto do volume exportado, como do preço médio no mercado internacional, em 3,5% e em mais de 100%, respectivamente”, detalha o boletim, sublinhando que “no caso das areias pesadas, contribuiu, essencialmente, o impulso dado pelos preços médios no mercado internacional que aumentaram 36%, num contexto de estabilidade nos volumes de produção”.
Mais adiante, o relatório do BdM aponta, igualmente, que os produtos agrícolas também se destacaram com receitas de 562,3 milhões de dólares contra 162,9 milhões de dólares registados em 2021, salientando-se os legumes e hortícolas, tabaco, castanha de caju, banana e algodão.
No geral, o BdM considera que a subida dos preços no mercado internacional e o incremento do volume exportado para alguns produtos foram as principais razões que ditaram a evolução positiva das receitas dos principais produtos dos grandes projectos no ano de 2022, destacando “o carvão mineral que rendeu ao País cerca de 2,8 mil milhões de dólares contra 1,3 mil milhões de dólares de 2021”. O alumínio é um dos produtos que também mereceram destaque por ter arrecadado 1,6 mil milhões de dólares em receitas, contra os 1,2 mil milhões de dólares registados no ano 2021.