A empresa integrada de energia Etu Energias, antiga Somoil, anunciou planos para aumentar a produção de petróleo em Angola para 50 mil barris por dia (bpd) até 2025.
“O nosso objectivo é ser um operador excepcional em águas profundas”, disse Edson dos Santos, CEO da Etu Energias, acrescentando que “o desenvolvimento do portefólio upstream da empresa está em linha com o seu ambicioso plano de crescimento e com o objectivo final de se tornar público”.
O desenvolvimento da carteira de produtos a montante da empresa está preparado para aumentar a produção de petróleo dos actuais 20 mil bpd para 50 mil bpd até 2025 e 108 mil dólares bpd até 2030, referiu o responsável.
Sendo a maior empresa petrolífera privada angolana, o propósito de produção surge na sequência da aquisição pela Etu Energias de interesses não explorados no bloco 14 do offshore angolano à gigante do petróleo e do gás TotalEnergies em 2022, bem como da totalidade da carteira angolana de exploração da multinacional de energia Galp em Fevereiro.
“A Etu Energias está actualmente a negociar com bancos europeus e africanos para garantir o financiamento de novas aquisições”, declarou Edson dos Santos.