O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu nesta quinta-feira (18), em Harare, a necessidade de os empresários moçambicanos e zimbabueanos encontrarem novos mercados e criarem mais parcerias entre si, tendo em vista o crescimento económico dos dois países e a dinamização da cooperação empresarial.
Intervindo durante a abertura do fórum de negócios Zimbabué – Moçambique, que juntou empresários dos sectores público e privado das duas nações, o estadista moçambicano afirmou que encontros desta natureza servem para impulsionar a troca de experiências e atrair maior investimento, factores que influenciam no crescimento económico e na geração de empregos.
“As boas relações políticas e de amizade entre Maputo e Harare, reforçadas pela proximidade física, conferem uma interdependência que ganhará maior significado quando os empresários dos dois países se complementarem através de investimentos recíprocos, rumo ao desenvolvimento”, afirmou.
De acordo com Filipe Nyusi, com o fórum, os dois países pretendem, acima de tudo, reforçar as relações comerciais e reduzir os níveis de importação, sobretudo de produtos existentes no continente africano.
Por sua vez, o Presidente zimbabueano, Emmerson Mnangagwa, disse que as relações entre Moçambique e Zimbabué estão firmemente enraizadas na modernização e industrialização, uma situação que descreveu como sendo reconfortante.
“Os dois países têm economias vibrantes, diversificadas, competitivas e em crescimento, portanto, há uma riqueza de oportunidades para empresas que buscam expandir-sevpara novos mercados. É reconfortante saber que a pedra angular do nosso relacionamento mudou do campo de batalha para as indústrias, manufactura, agregação de valor e benefício, bem como aumento da produção e produtividade”, frisou Mnangagwa.
O chefe de Estado do Zimbabué recordou que “o fórum oferece vantagens aos empresários para explorar oportunidades e consolidar a diplomacia económica e promove as relações económicas e comerciais entre as empresas”.
“O Zimbabué está aberto a novos negócios e o meu Governo continua a melhorar a conjuntura para tornar o país mais favorável ao comércio e investimento”, concluiu.
Filipe Nyusi termina hoje, sexta-feira (19), a visita de três dias efectuada à República do Zimbabué, em resposta ao convite formulado pelo seu homólogo Emmerson Mnangagwa.
A deslocação tinha como objectivo o fortalecimento e aprofundamento dos laços históricos de solidariedade, amizade e cooperação política, económica, social e cultural entre os dois países.