Uma empresa de automóveis na Alemanha, a ZF, apresentou ao mundo, no domingo, 14 de Maio, o primeiro carro transparente. O veículo está equipado com diferentes sistemas de segurança para reduzir os acidentes e salvar vidas.
A apresentação foi feita no segundo dia do Salão Automóvel de Frankfurt (IAA), que decorreu na Alemanha, e vários modelos tiveram oportunidade de conduzi-lo. A empresa global de segurança automóvel TRW utilizou um carro de acrílico em tamanho real para mostrar o funcionamento interno dos sistemas de segurança inteligentes que podem antecipar as condições da estrada – algo que, segundo a companhia, tornar-se-á comum nos automóveis na próxima década.
Entre o conjunto de equipamentos apresentados, contava-se uma gama de airbags e sistemas de travagem e de direcção activos, concebidos para transpor automaticamente um obstáculo despercebido.
Os sensores à volta do veículo podem processar informações num campo completo de 360 graus e um sistema de radar analisa a estrada à frente para detectar peões e carros parados.
Estão também equipados novos cintos de segurança activos, que podem apertar e reduzir a folga a pedido – e assim gerir melhor a força de um passageiro projectado para a frente numa colisão e minimizar os ferimentos.
Outros equipamentos instalados no carro transparente incluem a direcção assistida eléctrica – uma característica comum em muitos veículos novos, graças ao seu menor consumo de energia. O mais recente sistema da TRW também pode compensar se detectar um vento cruzado.
John Plant, presidente e director executivo da empresa, afirmou que “durante a próxima década, os sistemas de segurança activa tornar-se-ão cada vez mais inteligentes, à medida que se envidam maiores esforços para reduzir o número de mortes na estrada em todo o mundo.



