A aplicação africana de mensagens, conteúdos de educação, saúde e entretenimento, Ayoba, anunciou a conquista de um marco significativo – a ultrapassagem da marca dos 25 milhões de utilizadores activos mensais, enquanto celebra o seu quarto aniversário.
Para a app lançada em Maio de 2019, este número representa um aumento em relação aos 20 milhões de utilizadores activos mensais de Dezembro de 2022. A plataforma está disponível a nível mundial, mas tem um forte enfoque no continente africano, nomeadamente na Nigéria, Camarões, África do Sul, Gana, Costa do Marfim, Uganda e República do Congo.
“Vinte e cinco milhões de utilizadores constituem um marco significativo a ultrapassar no nosso quarto aniversário”, declarou o CEO da plataforma Burak Akinci. “O nosso percurso tem sido transformador e a resposta positiva dos nossos utilizadores alimenta a nossa vontade de inovar.”
Até agora, a Ayoba tem-se concentrado em melhorar as funcionalidades de comunicação e conteúdo, todas bem recebidas, registando um aumento de 35% nas mensagens e de 16% nas histórias e chamadas VoIP. Os utilizadores viram 88 milhões de cartões em todos os canais, sobre temas como entretenimento, educação, alimentação, moda e muito mais.
“Os primeiros quatro meses de 2023 foram um período de crescimento e desenvolvimento significativos para a Ayoba. Melhorámos as nossas funcionalidades de socialização e de mensagens, melhorámos a nossa experiência microapp e acrescentámos muitas outras características”, diz Akinci, acrescentando que a introdução da nova página de destino – a “Explorar” – marca um avanço significativo para a versão Android. Esta página, actualmente em fase-piloto, será alargada a todos os territórios-chave no futuro. “Apresenta um design simplificado para facilitar a navegação através do conteúdo de alta qualidade da Ayoba e destaca os nossos temas para os nossos utilizadores” refere.
Nascida de uma parceria com a empresa multinacional sul-africana de telecomunicações móveis, MTN, a Ayoba está disponível em todas as redes.
Em certos territórios participantes, os utilizadores da Ayoba recebem dados diários gratuitos, ampliando a sua proposta de valor. A trajectória de crescimento da plataforma coloca-a no caminho certo para atingir 100 milhões de utilizadores activos mensais até 2025, em linha com a estratégia “Ambição 2025” da MTN.