O Governo da França, através do Programa Mundial para Alimentação (PAM), vai desembolsar um milhão de euros para reforçar o combate à desnutrição no norte de Moçambique, anunciou esta agência das Nações Unidas.
“A contribuição destina-se a apoiar o Programa Nacional de Reabilitação Nutricional do Governo que visa o tratamento e prevenção da desnutrição aguda”, refere a nota divulgada esta quarta-feira, 17 de Maio, pelo PAM.
O valor vai beneficiar perto de 90 mil pessoas nas três províncias do norte de Moçambique (Cabo Delgado, Nampula e Niassa), tendo como prioridade as mulheres grávidas e lactantes.
“O apoio da França chega num momento oportuno, permitindo-nos fornecer um pacote de actividades preventivas e de tratamento a grupos de pessoas vulneráveis”, declarou Antonella D’Aprile, representante do PAM no País, citada no documento.
Em Moçambique, a desnutrição crónica continua a afectar 38% das crianças menores de 5 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2021, que apontam que todas as províncias das zonas centro e norte mostram prevalências em níveis “muito altos”, sendo a província de Nampula a que tem a situação mais grave.