A delegação da União Europeia (UE) em Moçambique, em parceria com a Associação dos Estudantes Universitários Finalistas (AEFUM), acolheu esta quarta-feira, 17 de Maio, a 2.ª edição do evento académico e feira de bolsas de estudos e oportunidades profissionais.
Enquadrada nas celebrações do mês da Europa, a actividade, que decorreu no campus da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, visava estimular, entre os jovens moçambicanos e as embaixadas dos países da UE representadas em Moçambique, um debate amplo sobre educação – qualidade – jovem – emprego e apresentar as oportunidades de formação superior e pesquisa no território da União Europeia.
Sob o lema “Por uma Educação de Qualidade, Emprego Digno e Juventude Empoderada”, o evento contou com a participação do reitor da UEM, Guilherme Júnior, e do vice-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson Macuacua, membro da comunidade académica e público em geral.
Na sessão de abertura, o embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, reafirmou, no quadro da parceria com o País, a importância que a União Europeia atribui ao sector da educação e aos jovens.
“Enquanto Equipa Europa, unimos esforços com o Governo de Moçambique para colocar a juventude no centro dos processos de transformação do País. Para tal, definimos para a nossa cooperação com Moçambique para os anos 2021-2027 uma grande iniciativa denominada e-juventude (e-youth)”, secundou Antonino Maggiore.
O embaixador acrescentou ainda que, “através desta iniciativa, apoiamos a educação, o emprego e o empoderamento dos jovens moçambicanos para que estes possam viver, socializar, aprender e, acima de tudo, construir o seu futuro com as ferramentas necessárias e adequadas para uma vida próspera e plena”.