investidores aguardam pelos dados finais da inflação na região em Abril. A estimativa rápida, divulgada no início de Maio, dá conta de que o índice de preços no consumidor subiu 7% em Abril, mais uma décima do que o registado no mês anterior.
A confirmar-se nesta quarta-feira, 17 Maio, a inflação terá voltado assim a acelerar após cinco meses de abrandamento, o que levanta questões sobre se o Banco Central Europeu (BCE) poderá manter a política monetária mais restritiva durante mais tempo.
Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 cedem 0,2%.
Na Ásia, a negociação fechou mista, com os índices japoneses novamente a liderar as subidas. A dar força às bolsas no Japão está um crescimento económico acima do esperado pelos analistas, com o Produto Interno Bruto (PIB) a registar um crescimento anual de 1,6% no primeiro trimestre deste ano. Segundo o Governo nipónico, trata-se do ritmo mais rápido de crescimento em três trimestres.
Na China, Xangai cedeu 0,43% e, em Hong Kong, o Hang Seng recuou 1,10%. Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,59% e no Japão o Topix valorizou 0,30% e o Nikkei somou 0,84%.