A Vast é uma empresa aeroespacial americana, pioneira em tecnologias de habitação espacial, que tem a intenção de lançar a primeira estação comercial, chamada Haven-1, já em 2025. A SpaceX também estará envolvida na missão.
O objectivo é construir a primeira estação tripulada de gravidade artificial de baixo custo, para que se possa viver e trabalhar no espaço, por longos períodos de tempo, sem os efeitos adversos da gravidade zero. Será a primeira vez na história que uma estação deste tipo vai estar no espaço com tripulantes. O Haven-1 está a ser programado para ser lançado num foguete Falcon 9, da SpaceX, “não antes de Agosto de 2025”, lê-se no comunicado da Vast.
“A Vast está entusiasmada por embarcar nesta jornada de lançamento da primeira estação espacial comercial do mundo, Haven-1, com a primeira tripulação, Vast-1”, disse Jed McCaleb, CEO da Vast.
O Falcon 9 levará o Haven-1 para a órbita inferior terrestre. Posteriormente, seguir-se-á a missão Vast-1 a acompanhar, que, com recurso ao Crew Dragon, da SpaceX, levará quatro pessoas para Haven-1 por até 30 dias.
“Somos gratos à SpaceX por esta parceria emocionante que representa os primeiros passos, na visão a longo prazo da Vast em lançar estações espaciais, na órbita da Terra e mais além”, diz Jed McCaleb.
Com a ajuda da SpaceX, a Vast explorará as potencialidades giratórias de gravidade artificial. “Um foguete comercial lançar uma nave espacial comercial com astronautas comerciais para uma estação espacial comercial é o futuro da órbita inferior terrestre. Com a Vast damos mais um passo para tornar esse futuro uma realidade”, disse Tom Ochinero, vice-presidente sénior de Negócios Comerciais na SpaceX.
“A equipa da SpaceX não podia estar mais animada por lançar e apoiar a missão de voos espaciais tripulados do Vast’s Haven-1, para a estação espacial comercial em órbita”, acrescentou.
A SpaceX também vai dar suporte na formação da tripulação, preparação para emergências, equipamento espacial, exercícios de entrada e saída de naves espaciais e ainda simulações de missões “parciais e completas”.
Já é possível reservar os lugares da missão inaugural do Haven-1. São elegíveis as agências espaciais nacionais e internacionais e pessoas envolvidas em projectos científicos e filantrópicos.
Fonte: Zap Aeiou