A vice-ministra moçambicana da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, lidera uma missão técnica que trabalha na Arábia Saudita desde sábado para reforçar a cooperação entre os dois países, informou, esta segunda-feira, um comunicado oficial do Ministério.
Segundo a nota, a delegação efectuará uma visita de quatro dias à cidade de Riade, capital da Arábia Saudita, com o objectivo de consolidar as discussões sobre os projectos propostos no âmbito dos encontros bilaterais realizados durante a visita efectuada em Março pelo chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, àquele país árabe.
“A missão técnica irá reunir com diversas instituições públicas e privadas, designadamente o Ministério dos Investimentos, Fundo Saudita para o Desenvolvimento, empresa gestora dos aeroportos, a petrolífera Aramco, e as empresas Saudi Agriculture and Livestock Investment Company (SALIC) e Saudi Arabia’s Basic Industries Corporation (SABIC)”, refere a nota oficial.
O grupo moçambicano vai também procurar identificar potenciais investidores e as respectivas formas de financiamento, além de realizar encontros entre as câmaras de comércio dos dois países.
Em Março, Moçambique e Arábia Saudita anunciaram a intenção de criar um conselho de negócios conjunto, visando identificar oportunidades de investimento em ambos os países.