A Lamborghini, fabricante italiana de automóveis desportivos de luxo, contará, daqui a alguns meses, com uma inovação do Lamborghini Aventador SV, criada pelo projectista norte-americano Sterling Backus. Trata-se de um poderoso veículo desenvolvido a partir da impressão 3D e que (mais importante) poderá ser pilotado.
No design, o Lamborghini (que não foi 100% impresso em 3D) teve a parte de trás ampliada em 20 centímetros e a da frente em dez. Os painéis da carroçaria e das portas, a tampa traseira do motor, o pára-lamas dianteiro e o capot foram todos impressos em 3D e os faróis de um Aventador real foram doados pela própria Lamborghini.
Já as portas-borboleta foram a parte mais difícil de fazer mecanicamente. Porém, Sterling Backus conseguiu criar dobradiças verdadeiras com a ajuda de um amigo do Texas.
No seu interior, o veículo contou também com peças impressas em 3D. Mas o volante é de um Aventador real, o único emblema Lamborghini oficial. Na parte do motor, o projectista inseriu uma componente V8 de um Chevy Corvette 2005 que estava num ferro-velho.
Backus deverá apresentar o Lamborghini numa exposição de carros em Denver, capital do Colorado, no dia 13 de Agosto e, até lá, ficam a faltar pequenos ajustes a serem feitos no veículo, incluindo a pintura, parte eléctrica e mecânica, além de detalhes no seu interior.