O Governo moçambicano, através do Ministério da Indústria e Comércio, revelou nesta segunda-feira (15) em Maputo que, nos últimos cinco anos, a China investiu cerca de mil milhões de dólares no País, em áreas estratégicas e prioritárias, com destaque para o sector das infra-estruturas.
“A China tem vindo a investir no País em áreas estratégicas e prioritárias, designadamente na agricultura, recursos minerais, transportes e comunicações, turismo e indústria. Nos últimos cinco anos, esteve entre os países com maior investimento directo estrangeiro em Moçambique, com um valor de cerca de mil milhões de dólares”, explicou o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.
Intervindo durante a cerimónia de promoção da 3.ª Exposição Económica e Comercial China–África, que vai decorrer entre os dias 29 de Junho e 2 de Julho, em Wuhan, e na qual Moçambique participará, Silvino Moreno disse que o País deve expandir mais o seu acesso aos mercados internacionais de modo que facilite as exportações.
“A nossa participação como país parceiro assinala a importância das relações económicas e comerciais entre as duas nações. O Governo tem vindo a edificar um ambiente e clima atractivos ao investimento através de um portefólio de reformas estruturais, de que se destaca a revisão da lei de investimentos”, frisou o governante.
Por sua vez, a Câmara do Comércio de Moçambique (CCM) apelou aos empresários moçambicanos, dos sectores público e privado, a aderirem à exposição internacional, acrescentando que será um momento ímpar para mostrar os produtos nacionais ao mundo.
“Também vai ser um momento para reforçar a nossa parceria nos sectores da indústria, agro-processamento, recursos minerais, energia, infra-estruturas, fintech, construção e turismo”, explicou Yolanda Fernandes, vice-presidente da CCM.
O foco, segundo a responsável, é a procura de estratégias de trabalho conjunto, por forma que se incrementem as exportações de produtos de valor acrescentado em vários sectores da nossa economia, com destaque para a agricultura e recursos minerais.