A inovação vai permitir que os veículos eléctricos carreguem enquanto circulam e percorram distâncias mais longas com baterias mais pequenas sem ter de esperar nas estações de carregamento.
Com a aprovação pela União Europeia, no mês passado, de uma lei que exige que todos os automóveis novos vendidos tenham zero emissões de CO2 a partir de 2035, os países europeus estão a apressar-se a preparar as infra-estruturas necessárias para uma mobilidade sem combustíveis fósseis. E a Suécia está agora a transformar uma auto-estrada numa estrada electrificada permanente – a primeira deste tipo no mundo, pretendendo criar mais três mil km de estradas eléctricas até 2045.
Segundo o portal Euronews, o país foi pioneiro na construção de estradas electrificadas através de vários projectos-piloto, incluindo a primeira estrada eléctrica temporária do mundo.
“Pensamos que a solução de electrificação é o caminho a seguir para descarbonizar o sector dos transportes e estamos a trabalhar com uma série de soluções”, disse Jan Pettersson, director de Desenvolvimento Estratégico da Trafikverket, a administração sueca dos transportes, à Euronews Next.
A auto-estrada escolhida é a E20, que liga os centros logísticos entre Hallsberg e Örebro, localizados no meio das três maiores cidades do país – Estocolmo, Gotemburgo e Malmö.
Como é que funciona?
O projecto está actualmente em fase de adjudicação e prevê-se que seja construído até 2025. O método de carregamento do E20 ainda não foi decidido, mas existem três tipos de carregamento: sistema de catenária, sistema indutivo e sistema condutor.
O sistema de catenária é destinado a veículos pesados, porque utiliza fios aéreos para fornecer electricidade a um tipo especial de autocarro ou eléctrico.
O sistema de carregamento indutivo utiliza equipamento especial enterrado debaixo da estrada que envia electricidade para uma bobina no veículo eléctrico, que vai então utilizar essa electricidade para carregar a bateria.
Por sua vez, o sistema condutivo funciona como um carregador para smartphones. Em vez de se ligar a um carregador, estes veículos eléctricos especiais têm uma almofada ou placa na estrada e, quando o veículo está em cima dela, a almofada carrega o veículo sem fios.