O Ministério da Indústria e Comércio atribuiu, na última sexta-feira, o selo “Made In Mozambique” a mais cinco empresas nacionais, elevando para 233 o número total a usar a distinção.
As empresas são a Bravantic Evolving Technology, Lda.; a Electro África, Lda.; a Electro Verde, Lda.; a Onix Technology Sociedade Unipessoal, Lda.; e a SMS – Catering, SA, que provaram a sua elegibilidade à luz do regulamento de uso do selo, cujos requisitos impõem a utilização de quatro recursos nacionais nos processos de produção e de prestação de serviços, o cumprimento da legislação aplicável no País e a cultura da qualidade através da implementação de sistemas de gestão da mesma.
Presente na cerimónia de atribuição, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, apelou às empresas a serem criativas e a realizar o esforço necessário para que continuem a ser merecedoras da confiança do mercado.
“O progresso económico que o nosso país tem registado nos últimos anos abre novas oportunidades de negócio, mas precisamos de manter a consciência de que a concorrência regional, continental e internacional está atenta a cada acontecimento no mundo – em particular às pequenas e médias empresas nacionais – para tirarem proveito do crescimento do mercado nacional e das oportunidades de exportação criadas”, avançou o ministro.
De acordo com o dirigente, a necessidade de ir ao encontro das preferências dos consumidores nacionais, regionais e continental tornou-se inevitável, contexto no qual a qualidade e as boas práticas de negócio desempenham um papel determinante.
“Encorajamos as empresas a colmatar as lacunas existentes na cadeia produtiva nacional, apelando simultaneamente aos consumidores a preferirem a produção nacional”, declarou o governante.