O iPhone é um gadget altamente desejável e muitos ladrões focam-se nos produtos da Apple, uma vez que oferecem altos valores de revenda. Alguns criminosos querem roubá-los para descobrir a informação do dispositivo de forma sofisticada.
Eis o que tem de fazer para se proteger deles, segundo as dicas de Joanna Stern, jornalista de tecnologia americana.
Nunca utilizar a palavra-passe do iPhone em público
Utilize o Face ID ou o Touch ID por predefinição. Claro que há momentos em que precisa de digitar a sua senha, como quando o seu rosto não é reconhecido cinco vezes seguidas. Por isso, se precisar de a introduzir, e de acordo com o conselho de Stern, trate-a como o PIN do seu cartão bancário, tapando o ecrã quando a digitar.
Utilizar códigos com mais de quatro dígitos
Utilize seis dígitos e nenhum deles relacionado com a sua data de nascimento. Melhor ainda, opte por um código alfanumérico que seja difícil de adivinhar pelos utilizadores. Certifique-se de que é fácil de memorizar e guarde-o preferencialmente num gestor de palavras-passe de terceiros.
Stern também recomenda remover as palavras-passe das aplicações bancárias e introduzi-las sempre que utilizar os serviços. Armazená-las no 1Password (um gestor de senhas) ou similar pode ser um bom lugar para elas.
E depois há a chave de recuperação. Se o ladrão não a conseguir criar, ainda pode aceder ao seu ID Apple. Veja como fazê-lo:
Em ‘Definições’, seleccione ‘tempo de ecrã’ e, em seguida, ‘utilizar palavra-passe de tempo de ecrã’. Aqui, crie uma senha de quatro dígitos que não seja igual à do iPhone. O ladrão poderá aceder à página que lhe permite alterar o código de acesso, mas não terá o original para o autorizar, embora possa anular este código se tiver acesso ao e-mail associado ao seu ID Apple.
De seguida, vá novamente para ‘tempo de ecrã’ em ‘Definições’, escolha ‘restrições de conteúdo e privacidade’, deslize o botão para activar e desloque-se para baixo na lista até ‘alterações de conta’. Clique aqui e seleccione ‘não permitir’. Isto significa que o ladrão não pode alterar a sua palavra-passe.
Tenha em atenção que existe um efeito desconcertante quando o vê pela primeira vez: nas ‘Definições’, o seu nome e ID Apple estão esbatidos. Toque quantas vezes quiser, como o ladrão faria, e nada acontece. Agora, pode precisar frequentemente desta parte do telemóvel, por isso basta voltar às ‘alterações de conta’ para a alterar para ‘permitir’ quando quiser.