A bolsa nova-iorquina fechou sem rumo, mas tendencialmente em baixa, com os investidores preocupados com uma contracção da economia dos EUA e o reaparecimento de bancos com dificuldades.
Os resultados definitivos indicam que o índice selectivo Dow Jones Industrial Average cedeu 0,66% e o alargado S&P500 recuou 0,17%, enquanto, pelo contrário, o tecnológico Nasdaq ganhou 0,18%.
“Saídos do visor durante uns dias, os bancos regionais voltaram a ficar em destaque com a queda a acção do PacWest, depois de uma baixa importante dos seus depósitos”, indicaram os analistas da Schwab.
As acções do PacWest caíram 22,70% e a cotação chegou mesmo a estar suspensa, durante a manhã, por causa da sua volatilidade.
A sua baixa arrastou consigo os títulos de Zions (-4,51%), Comerica ((6,79%) ou KeyCorp (-2,36%), ao passo que o Western Alliance conseguiu limitar as perdas (-0,85%).
Baseado em Los Angeles, o PacWest admitiu, esta quinta-feira, que numerosos clientes tinham retirado os seus depósitos desde o início de Maio. Na semana finda, em 5 de Maio, os depósitos tinham descido 9,5%, depois de terem reduzido em 17% no primeiro trimestre.
Por outro lado, os operadores “estão com uma expectativa legítima de que a economia acabe por ter uma aterragem difícil, devido ao que se passa nos bancos regionais e pela deterioração das condições de crédito”, afirmou Hugh Johnson, da Hugh Johnson Economics, à AGP.
As dificuldades bancárias vão levar os bancos a serem mais parcimoniosos na sua concessão de crédito, o que pode arrefecer, e inclusive deprimir, a actividade económica.
Hugh Johnson avançou que espera que “a Fed não deve subir a sua taxa de juro de referência em Junho, nem em Julho, e até pode baixá-las no último trimestre”, em resposta a uma recessão.
Um sinal de arrefecimento da economia veio das inscrições semanais para o subsídio de desemprego, que subiram em 22 mil para o número mais alto desde Outubro de 2021, para 264 mil.