O Governo moçambicano, através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), revelou nesta quinta-feira (11), que a produção global de carne em 2022 registou um crescimento considerável de 9%, ou seja, foram produzidas 174 mil toneladas contra 159,9 mil contabilizadas em 2021.
De acordo com o director nacional de Desenvolvimento Pecuário, Américo da Conceição, do universo de carnes conhecidas, a bovina foi produzida em grande escala, passando de 17,7 mil toneladas para mais 20 mil toneladas no ano passado.
“Dados arrolados do gado bovino em 2022 indicam que o País possui um efectivo de mais de dois milhões de cabeças”, secundou.
O responsável falava durante a terceira reunião do sector pecuário, a decorrer na província de Gaza desde quarta-feira (10) e a terminar amanhã, sexta-feira, 12 de Maio.
O encontro tem como objectivo fazer o balanço do subsector da pecuária no ano de 2022 até ao primeiro trimestre de 2023, avaliar as medidas de controlo da febre aftosa, os critérios de movimentação de animais e marcação de gado, certificação de manadas livres de tuberculose e brucelose, bem como perspectivar as acções para 2024.
Nesta reunião de três dias (10,11 e 12), participam membros do colectivo da Direcção e técnicos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, chefes dos serviços provinciais de pecuária, parceiros de cooperação, entre outros.