O parceiro estratégico para implementar o projecto de construção da barragem hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, na província de Tete, será apresentado até sexta-feira, 12 de Maio, segundo garantia dada pelo Governo nesta terça-feira (9), após mais uma sessão do Conselho de Ministros.
“O anúncio do parceiro estratégico será feito muito brevemente, nesta semana, isto é, entre os dias 10 e 12 de Maio deste ano”, revelou o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, citado pela Rádio Moçambique.
O responsável disse que o relatório ficou concluído até 28 de Abril, foi entretanto encaminhado para o Ministério dos Recursos Minerais e Energias (MIREME) e apresentado esta terça-feira ao Executivo.
“Há um comité de informação que tem um prazo já estipulado para concluir as várias fases do seu trabalho”, referiu.
Entre as instituições que manifestaram interesse em financiar o projecto destacam-se o Banco Mundial, a Internacional Financial Corporation, a Agência Francesa de Desenvolvimento, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Europeu de Desenvolvimento, o Banco Islâmico de Desenvolvimento, a Associação Internacional de Desenvolvimento, entre outras.
Com um custo estimado de 4,5 mil milhões de dólares, o Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa inclui o desenvolvimento de uma barragem a fio de água, localizada a 61 km a jusante de Cahora Bassa, no rio Zambeze, na província de Tete, bem como a construção de uma central hidroeléctrica com capacidade instalada de produção de energia de até 1500 MW e uma linha de transporte de energia de Tete a Maputo de 1300 quilómetros.