O Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) formalizou um convite ao seu homólogo moçambicano para participar na conferência do clima COP-28 que a confederação árabe acolhe em Novembro, num momento também de aproximação entre os dois países.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, visitou os Emirados em Outubro de 2022 e em Janeiro deste ano.
Há uma “evolução positiva das relações de cooperação entre os dois países, nos domínios político, diplomático e económico”, referiu esta terça-feira, 9 de Maio, em comunicado, a embaixada árabe em Moçambique, que destaca ainda “o nível encorajador de investimentos dos sectores público e privado e acções humanitárias”.
Os Emirados realçam que “a principal conquista da COP27 foi a criação de um fundo voltado para as nações mais pobres”, atingidas “negativamente” pelos desastres naturais “consequências das mudanças climáticas”. Neste capítulo, Moçambique está entre os países mais vulneráveis do mundo.
Os planos de cooperação entre os EAU e Moçambique tocam vários domínios. Na última visita aos Emirados, em Janeiro, o chefe de Estado moçambicano anunciou que a confederação árabe pode contribuir para a reconstrução da Estrada Nacional Número 1 (N1), via dorsal do País, e onde as obras deverão arrancar nos próximos anos com apoio do Banco Mundial.
Filipe Nyusi anunciou também planos de apoio ao financiamento de pequenas e médias empresas moçambicanas através do Fundo Kalifa, estabelecido pelo Governo de Abu Dhabi, com um envelope de 25 milhões de dólares.
Ficaram igualmente em aberto outras oportunidades de negócio em Moçambique, a par do objectivo de cooperação militar, que já havia sido abordado na visita de Filipe Nyusi aos EAU em Outubro do ano passado.
Os Emirados Árabes Unidos estão entre os 29 Estados isentos de visto para entrada em Moçambique desde 1 de Maio.