Em parceria com a Oando PLC (empresa petrolífera nigeriana), o governador do estado de Lagos, capital da Nigéria, Babajide Sanwo-Olu, declarou que o primeiro conjunto de autocarros eléctricos será adicionado ao Plano Director de Trânsito em Massa de Lagos.
Os novos autocarros eléctricos são um grande negócio para o sistema de transportes públicos da cidade porque podem percorrer 280 km com uma carga completa. Os habitantes de Lagos esperam que os autocarros reduzam as emissões de carbono e tornem as viagens mais fáceis e baratas.
“Graças à nossa parceria com a Oando PLC, o sistema de transportes públicos em Lagos será mais limpo e melhor para o ambiente”, escreveu o governador Sanwo-Olu no Twitter. “Nos próximos meses, iremos realizar um programa-piloto para descobrir se os actuais autocarros BRT (autocarros de trânsito rápido) funcionam bem, de modo que possamos melhorar os nossos transportes públicos”, afirmou.
O governador afirmou que a autonomia dos autocarros eléctricos seria suficiente para cobrir a média diária de 200 km dos actuais BRT. Isto significa que não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de os autocarros pararem enquanto se deslocam.
O Estado de Lagos está a trabalhar com a Oando Clean Energy Limited para colocar cuidadosamente carregadores universais em centros comerciais e estações de serviço para alimentar os autocarros eléctricos, e planeia ainda abrir, em breve, uma fábrica onde os autocarros eléctricos serão fabricados.
Estes novos veículos fazem parte do plano do Governo para tornar a cidade mais inteligente.