O Millennium bim e a secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) rubricaram, em Maputo, um memorando de entendimento através do qual jovens recém-graduados dos cursos de engenharia informática, auditoria e contabilidade e matemática e estatística poderão ter acesso a estágios profissionais.
De acordo com um comunicado partilhado nesta terça-feira (9), os estudantes recém-graduados serão integrados de acordo com a sua área de formação, passando antes por uma capacitação com os quadros mais experientes do Millennium bim, para que estes proporcionem o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.
Citado na nota, o PCE do Banco, João Martins, afirmou que a formação e capacitação da juventude moçambicana constituem um dos principais objectivos da instituição que dirige, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma sociedade auto-suficiente, qualificada e interventiva.
“Enquanto instituição que está ao serviço dos moçambicanos, encontrámos, junto da SEJE, um espaço para fortalecer as nossas iniciativas de apoio aos jovens que contribuem para o aumento da competitividade e desenvolvimento do capital humano, bem como a inclusão da mão-de-obra jovem e qualificada no mercado de trabalho”.
Por sua vez, o secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, avançou que a assinatura do memorando se enquadra nos esforços do Governo, em parceria com o sector privado, de modo que se alcancem os objectivos do programa quinquenal na componente dos estágios pré-profissionais.
“De forma especifica, o Plano Económico Social e Orçamento do Estado (PESO-OE) para o ano 2023 prevê um total de 8896 estágios pré-profissionais, uma cifra que esperamos alcançar com a abertura do sector privado para acolher os jovens recém-graduados de diferentes níveis de ensino, dando-lhes a oportunidade de aprender e mostrar o seu potencial em ambiente real de trabalho”.
As capacitações para o acesso ao estágio serão levadas a cabo pela “Millennium bim Academia”, um projecto estruturante e inovador implementado pelo Banco, que tem como objectivo proporcionar uma formação adequada e garantir a qualidade, o rigor, a eficiência e o profissionalismo impostos por um mercado cada vez mais exigente.