A Beck’s, uma das cervejarias alemãs mais conhecidas em todo o mundo, fez 150 anos e decidiu comemorá-los ao jeito dos tempos modernos.
Para isso, contratou o ChatGPT e a Midjourney para criar uma cerveja de edição limitada, que ficaram encarregados de todos os pormenores da edição comemorativa, desde a receita à campanha publicitária, passando pelo design da lata e pelo nome do produto. A única interacção humana foi a das equipas que analisaram as respostas.
Laura Salway, directora de marketing da Beck’s, disse que a fabricante deu à tecnologia o desafio de ajudar a criar a edição limitada, num projecto que nasceu para suscitar o debate e a discussão sobre o futuro da bebida.
“Quando celebram aniversários, a grande maioria das marcas tende a olhar para trás e torna-se muito nostálgica em relação ao que fez no passado. Enquanto marca, sempre nos esforçámos por sermos pioneiros”, acrescentou a responsável ao portal The Drum.
O desafio foi cumprido com distinção, tendo sido lançadas 450 latas de Beck’s Autonomous na Itália, Alemanha e no Reino Unido. “A ideia de poder provar, tocar, sentir e segurar a Inteligência Artificial nas mãos é algo único neste projecto.”
Antes de decidir realizar esta campanha, a equipa de marketing da Beck’s perguntou ao ChatGPT o que deveria criar para assinalar o marco. A IA sugeriu à equipa criar uma cerveja de edição limitada com uma embalagem renovada, uma ideia que desencadeou a utilização da própria tecnologia para construir todo o conceito.
As 450 unidades, colocadas à venda num site criado pela própria IA, esgotaram em poucas horas. A novidade fez furor entre os entusiastas da cerveja e da tecnologia um pouco por todo o mundo.