Em parceria com o Banco Nacional de Angola (BNA), a operadora de rede móvel pan-africana Africell iniciou o seu serviço de dinheiro móvel “Afrimoney” em Angola. A empresa acredita que a nova plataforma irá digitalizar a economia informal do país e incluir as pessoas sem contas bancárias.
Através do telemóvel, os utilizadores da Afrimoney poderão fazer transacções digitais com outros indivíduos e organizações na plataforma, podendo depositar, transferir e levantar dinheiro instantaneamente. Planeia também acrescentar serviços financeiros como crédito, poupanças e seguros.
O principal objectivo da plataforma é fornecer instrumentos financeiros úteis a quase metade dos angolanos que actualmente não têm contas bancárias. Graças a este desenvolvimento, as pessoas ligadas à rede poderão efectuar comércio digital umas com as outras.
Ziad Dalloul, director executivo do Grupo Africell, vê o lançamento do Afrimoney como uma parte fundamental do plano da empresa para ajudar os clientes a viverem mais tranquilamente, a manterem-se ligados e a acederem a uma vasta gama de serviços digitais, todos eles ligados pelo dinheiro móvel.
A plataforma Afrimoney já opera em países como a República Democrática do Congo, Serra Leoa e Gâmbia, onde conta com milhões de registados.
Fonte: Tech in Africa