O carro eléctrico (EV), que custa cerca 7900 dólares, pode percorrer até 95 km com uma só carga (demora entre seis e oito horas) e foi desenvolvido pela Quantum Motors, uma startup boliviana, que lutou para colocar o modelo à venda no país.
O automóvel pode ser carregado em qualquer tomada e o seu tamanho reduzido ajuda quando é necessário encontrar um lugar para estacionar.
Apesar da pouca autonomia, o E4 Quantum, baptizado assim por assemelhar-se a uma caixa, tem agradado aos proprietários. “Foi amor à primeira vista”, disse Daniel Derenne, em entrevista ao Wall Street Journal. O aposentado comprou uma dessas “caixinhas” assim que foi lançado, em Setembro de 2019, e já dirigiu mais de 9,6 km.
Desde o seu lançamento, foram vendidas 370 unidades do Quantum. Idealizado por José Carlos Márquez, engenheiro e um dos fundadores da marca, o EV teve de contornar toda a burocracia da indústria boliviana e a falta de insumos durante a pandemia.
Num país sem produção nacional, a companhia enfrentou uma dificuldade, no mínimo, cómica: inicialmente, não pôde registar os seus carros na Bolívia por causa das leis locais, que exigiam que os veículos tivessem documento de importação.