A Inspecção-Geral da Administração Pública (IGAP) disse estar satisfeita com a redução dos níveis de corrupção em várias unidades do sector público.
Sem avançar números, o inspector-geral, Augusto Mangove, assegurou que o resultado se deve à introdução de meios tecnológicos para denúncias, tais como a plataforma ‘Fala Cidadão’ que já está a ajudar na redução de casos de corrupção.
“Se atentarmos às instituições que emitem cartas de condução, bilhetes de identidade, aos hospitais ou à polícia de trânsito, há já um registo de melhorias significativas, mercê, grande parte, da instalação de plataformas que minimizam o contacto directo entre o cidadão e o servidor público”, explicou Augusto Mangove, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
O responsável falava em conferência de imprensa, esta quinta-feira, 4 de Maio, em Maputo, durante o balanço das actividades realizadas desde a criação da IGAP, em Novembro de 2020.
Segundo Augusto Mangove, durante os três anos de criação do organismo, foram apresentadas, em toda a Administração Pública, 11,6 mil petições, queixas e reclamações, das quais 10,6 mil já foram tramitadas.
Para o inspector da Administração Pública, o balanço é positivo porque indica que as instituições públicas estão a funcionar a um ritmo satisfatório.