A Electricidade de Moçambique (EDM) registou, durante o exercício económico de 2022, o resultado líquido positivo na ordem dos 5,2 mil milhões de meticais, contra os dois mil milhões registados em 2021, o que representa um desempenho operacional e financeiro progressivo.
A informação foi avançada durante a Assembleia-Geral Ordinária da EDM, que se realizou no passado dia 28 de Abril, na cidade de Maputo, na qual, segundo uma nota da instituição, foi apreciado o ponto de situação da implementação dos projectos existentes e aprovado o relatório e contas relativo ao exercício económico de 2022.
De acordo com o documento, a empresa excedeu os 7,694 Gigawatt-hora (GWh) de energia eléctrica fornecidos no sistema eléctrico, em 2021, passando para 8,146 GWh, em 2022, o que representa um crescimento na ordem dos 6%.
“O volume de energia exportada foi de 1,730 GWh, em 2022, contra 1,642 GWh do ano transacto, representando um crescimento de 5%. Por sua vez, o volume de energia consumida no País foi de 4,621 GWh, em 2022, contra 4,274 GWh, em 2021, o que corresponde a um crescimento de 8%”, explicou a empresa.
Relativamente à ligação de novos clientes à Rede Eléctrica Nacional (REN), foi revelado que, no período em análise, a EDM efectuou pela primeira vez 356 640 novas ligações, ultrapassando em 11,5% a meta estabelecida no Plano de Actividades da Empresa, que era de 320 mil.
O número de clientes passou de 2,5 milhões em 2021, para 2,9 milhões em 2022. “Além disso, a taxa de acesso doméstico da população à energia da REN registou um aumento de quatro pontos percentuais, passando de 39%, em 2021, para 43%, em 2022”.
De acordo com o PCA da empresa, Marcelino Alberto, apesar da ocorrência dos ciclones Ana e Gombe que afectaram, no ano passado, as regiões centro e norte do País, originando a vandalização do material eléctrico e roubo de energia, a EDM terminou o ano 2022 mais resiliente.
O responsável frisou que a empresa deverá, nos próximos anos, consolidar a liderança do negócio de energia eléctrica na África Austral, olhando para a evolução dos projectos de construção da Central Térmica de Temane (CTT) e de linha de transporte de 400kV.
“Iremos apostar numa gestão cada vez mais criteriosa, através de reformas e modernização dos serviços, bem como a adopção de uma cultura organizacional que incentiva, sobretudo, a produtividade, trabalho em equipa e superação de metas, a todos os níveis”, salientou.
Na componente relativa às dívidas dos clientes, a EDM conseguiu recuperar 23,5 milhões de dólares da Zâmbia Electricity Supply Corporation (ZESCO) e da Zimbabwe Electricity Supply Authority (ZESA), valor que, adicionado às cobranças no mercado nacional, contribuiu para reduzir o stock geral da dívida em 12%, de 2021 para 2022.