O Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) apresenta, hoje e amanhã, (3 e 4 de Maio), os primeiros relatórios da actualização dos estudos de mercado e da infra-estrutura de linha de transporte de energia para desenvolvimento do empreendimento.
Em nota de imprensa citada pelo jornal Notícias, refere-se que a divulgação dos documentos visa “colher subsídios das diversas entidades relevantes, envolvidas e interessadas para melhor definição do projecto”.
O GMNK está actualmente em processo de actualização de diversos estudos técnicos existentes sobre o projecto, os quais são fundamentais para a analítica do empreendimento e críticos para a fase da modelagem financeira, bem como estruturação legal e financeira.
Com um custo estimado de 4,5 mil milhões de dólares, o Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa inclui o desenvolvimento de uma barragem a fio de água, localizada a 61 km a jusante de Cahora Bassa, no Rio Zambeze, na província de Tete, bem como a construção de uma central hidroeléctrica com capacidade instalada de produção de energia de até 1500 MW e uma linha de transporte de energia de Tete a Maputo de 1300 quilómetros.