Um activo de refúgio seguro é algo para investir sem medo, para evitar falência ou perdas excessivas causadas por preços instáveis ou por uma crise financeira.
Quanto ao motivo pelo qual os investidores decidem apostar em activos de refúgio seguros também é um conceito bastante simples. Existem muitos estudos e teorias sobre o desenvolvimento da economia, e qualquer pessoa com interesse em investir está constantemente informada sobre que tipo de investimento aqueles estudos podem concordar e porquê.
Há, no entanto, algo que continua a acontecer na história da economia: colapsos repentinos que faliram muitas pessoas e empresas muito importantes. Esses colapsos colocam constantemente uma pressão incrível sobre os investidores que, às vezes, se encontram numa tempestade real causada por flutuações contínuas de preços. Por causa dessa instabilidade, muitas vezes vemo-nos forçados a vender o mais rápido possível, perdendo muito, já que esperar pode até fazer-nos perder tudo.
A crise económica, por outro lado, é o verdadeiro terror e é por isso que não se pode investir todo o capital. Mas para ganhar dinheiro precisa de investir grandes somas, o que significa que, mesmo que não invista tudo, pode ficar numa posição de perder quase tudo simplesmente porque num momento em que tem muito dinheiro há uma crise financeira desastrosa.
Quase todos os investidores experientes investem em activos de refúgio seguros e fazem-nos porque a experiência os conquistou ao longo dos anos, ou seja, estiveram, muitas vezes, em situações de investir durante uma crise económica.
Fonte: Rankia