O primeiro-ministro japonês, Fumio Kushida, vai realizar uma visita oficial a Moçambique na quarta-feira, 3 de Maio, que inclui um encontro com o Presidente da República, Filipe Nyusi, e a participação num fórum sobre comércio e investimento bilateral.
Uma fonte oficial disse à agência Lusa, que a deslocação de Fumio Kushida a Maputo se insere numa digressão que efectua a África desde domingo, passando pelo Egipto, onde se encontrou com o chefe de Estado, Abdel Fattah al Sisi, anunciou o porta-voz do Governo japonês, Hirokazu Matsuno, numa conferência de imprensa.
Na segunda-feira, 1 de Maio, o primeiro-ministro japonês visitou o Gana, tendo participado numa cimeira com o Presidente, Nana Akufo-Addo, acrescentou.
Em Maputo, além do encontro com Filipe Nyusi, Fumio Kushida vai participar num evento sobre promoção de comércio e investimentos, que vai contar com a presença dos ministros da Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela, e dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.
O Governo nipónico vai oferecer a Moçambique um navio de vigilância e equipamento de navegação aérea, orçados em mais de 23 milhões de dólares, anunciou em 6 de Abril a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
No âmbito do entendimento, Tóquio vai fornecer um navio de vigilância, ainda em construção, orçado em 830 mil dólares, e equipamento de navegação aérea, estimado em 22,5 milhões de dólares, afirmou Verónica Macamo.
A digressão a África, a primeira desde que Fumio Kushida tomou posse em Outubro de 2021, visa o estreitamento de relações entre Tóquio e o continente.