A startup Mi Terro, sediada em Los Angeles, nos EUA, está a fazer t-shirts ecológicas com o excesso desta bebida que está presente em grande parte da dieta das pessoas.
Tudo começou em 2018, quando Robert Luo, agora CEO da Mi Terro, passou uma temporada na quinta de laticínios do seu tio e pôde observar de perto enormes quantidades de leite a serem jogadas fora diariamente. Inspirado pela necessidade de encontrar uma solução sustentável, fundou a empresa de biotecnologia que transforma leite fora de prazo em t-shirts.
Robert investiu fortemente em biotecnologia com uma equipa de cientistas que consegue transformar a caseína das bactérias do leite estragado em fibras que são esticadas e fiadas em fios para servirem de matéria-prima para a produção de vestuário. O processo chama-se Pro-Act. Actualmente, Robert e a sua equipa recolhem leite fora de prazo em supermercados e restaurantes para servir de matéria-prima, mas já estão a estudar parcerias com quintas leiteiras na China, como a do seu tio.
Desde o lançamento em Junho de 2019, a marca arrecadou mais de 100 mil dólares e vendeu produtos em 40 países em todo o mundo. Agora, a Mi Terro está em negociações com as principais empresas de laticínios da China, visando parcerias estratégicas.
A ideia é altamente promissora, uma vez que coloca a economia circular ao serviço também da luta contra o grave problema do desperdício alimentar. Todos os anos, mais de 130 milhões de toneladas são desperdiçadas, o que gera cerca de 3,3 mil milhões de toneladas de gases com efeito de estufa. Encontrar soluções para práticas insustentáveis não só cria recursos valiosos, como também dá início a uma nova mentalidade.
Fonte: Pensamento Verde