Moçambique é considerado um país que possui uma história rica e cultura diversificada, constituindo-se numa jóia de destino para os surfistas que procuram ondas sem lotação.
Devido às praias idílicas e à costa imaculada que se estende ao longo de 2500 quilómetros, os surfistas entendem que o País oferece uma variedade de lugares para surf adequados a todos os níveis de perícia.
O site surfertoday.com compilou os melhores lugares para o exercício do desporto do mar, destacando os do sul.
Praia da Barra
Segundo o site surfertoday.com, na província de Inhambane, a praia da Barra é um dos melhores lugares para o desporto, pois ostenta uma longa faixa de areia branca com o apoio de palmeiras e águas límpidas.
Esquerda do Dino
Esquerda do Dino (Dino’s Left), perto da Baía Guinjata, é considerado como um ponto de ruptura consistente que oferece ondas longas e descascadas sobre um fundo rochoso. O lugar tem o nome de um surfista local e é ideal para surfistas intermédios e avançados.
Praia do Tofo
A praia de Tofo, perto de Tofinho, oferece uma experiência de surf mais amigável para principiantes, com uma suave pausa no interior da praia. Esta possui areia descontraída, proporcionando ondas mais suaves, perfeitas para aprender e melhorar as suas capacidades.
O cenário pitoresco e as águas quentes e cristalinas fazem da praia do Tofo uma excelente escolha para famílias surfistas.
Praia de Costas
O lugar oferece uma pausa de praia razoavelmente oca à direita nas ondas, mas fecha-se com bastante frequência sobre algumas manchas desagradáveis e rasas de coral, possuindo a maior ondulação da zona. Ali, pode ser feito um passeio curto e oco, mais adequado para os surfistas com uma queda livre desafiadora sobre um recife pouco submerso e afiado, onde pode ser praticado o surf break, que é recomendado para surfistas mais experientes, já que as ondas podem ser desafiantes e imperdoáveis.
Baía Guinjata
Ainda na província de Inhambane, há que se destacar a Baía Guinjata, que tem vários picos de ondas que atingem vários níveis de perícia. O fundo arenoso da baía e a sua localização abrigada fazem dela um local ideal para os principiantes aprenderem e progredir, sendo que os surfistas intermédios e avançados podem também encontrar, nas proximidades, ondas mais desafiantes.
Praia de Závora
A Praia de Závora, que se localiza na província de Inhambane, é um lugar de surf remoto, oferecendo uma experiência de surf serena. Embora chegar à praia possa ser um desafio devido à sua localização remota, a recompensa vale bem o esforço.
Quissico
Quissico, localizado no sul de Moçambique, província de Inhambane, é uma jóia escondida com vários intervalos para todos os níveis de habilidade. A principal atracção é uma longa e descascada pausa que oferece um passeio excitante para surfistas intermédios e avançados.
Ponta do Ouro
A Ponta do Ouro, no extremo sul perto da fronteira sul-africana, é provavelmente o local de surf mais famoso de Moçambique, atraindo um enorme contingente de surfistas de Durban e Joanesburgo. As ondas consistentes, o fundo arenoso e a bela paisagem fazem deste local um dos favoritos entre os surfistas locais e internacionais.
Quando ir?
A melhor altura para surfar em Moçambique é durante os meses de Inverno (Abril a Outubro), com duas ou três ondas sólidas por mês produzindo ondas entre 3-8 pés, sendo que o tempo, nesse período do ano, é mais fresco e seco.
Enquanto os meses de Verão (Novembro a Março) registam temperaturas e precipitações mais elevadas, os surfistas ainda podem encontrar algumas ondas cavalgáveis, particularmente nas regiões setentrionais. As variações das marés aumentam ainda mais no canal de Moçambique e podem afectar significativamente os recifes pouco profundos.