A BMW lançou, recentemente, uma frota de 100 protótipos do modelo iX5, automóveis movidos a hidrogénio que já se encontram a circular em estradas. A marca fez este lançamento para testar a tecnologia do hidrogénio.
O modelo conta com uma potência total de 401 cavalos (cv), sendo que 170 são gerados pelo sistema de célula de combustível. No que diz respeito ao consumo em estrada, segundo os números oficiais da marca, o iX5 gasta 1,19 kg de hidrogénio a cada 100 km percorridos.
Os 100 protótipos do modelo iX5 são capazes de percorrer um total de 504 quilómetros, graças ao tanque de 6 kg de hidrogénio e à bateria que oferece 170 kW de capacidade. Em termos de performance, o iX5 Hydrogen é capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos e uma velocidade máxima superior a 180 km/h.
O presidente do conselho de administração da BMW AG, Oliver Zipse, afirmou, durante a apresentação dos protótipos, que o uso do hidrogénio se deve ao facto de este ser um elemento fundamental para a transição energética, sobretudo para a área da automação.
“O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, por conseguinte, na protecção do clima.
Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenamento e transporte de energias renováveis. Devemos utilizar este potencial para acelerar também a transformação do sector da mobilidade. O hidrogénio é a peça que falta no quebra-cabeças quando se trata de mobilidade sem emissões”, realçou.
O presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse, afirmou, durante a apresentação dos protótipos, que o uso do hidrogénio se deve ao facto de este ser um elemento fundamental para a transição energética, sobretudo para a área da automação.
O iX5 Hydrogen será produzido na fábrica-piloto do grupo no seu Centro de Pesquisa e de Inovação em Munique, na Alemanha. Especialistas na tecnologia de hidrogénio, desenvolvimento de veículo e de montagem inicial têm trabalhado para integrar as tecnologias de ponta nos motores e nos sistemas de armazenamento, sem alterar as suas características funcionais e dinâmicas.
Os sistemas de pilha de combustível a hidrogénio montados sob o capot do iX5 Hydrogen são produzidos pelo centro especial da BMW para o hidrogénio em Garching, no norte de Munique.