O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, revelou ontem, quarta-feira (26), que está quase pronta a estrada que liga a vila da Macia ao distrito de Chókwè, na província de Gaza. A infra-estrutura avaliada em 30 milhões de dólares será concessionada pela Rede Viária de Moçambique (REVIMO) e terá três portagens, cujas tarifas não foram ainda definidas.
Nas vésperas da conclusão das obras de reabilitação, Carlos Mesquita visitou a infra-estrutura e anunciou para breve a sua abertura oficial.
“São cerca de 60 quilómetros de uma estrada que está concluída a 98%, estando a decorrer alguns trabalhos de finalização. Assim, no final deste semestre, acreditamos que tudo estará pronto”, afirmou o ministro.
Segundo Carlos Mesquita, as concessões vão prosseguir e estão a consolidar-se como mecanismo para garantir a manutenção adequada das estradas, frisando que, tal como as outras vias ao longo País, a presente infra-estrutura também irá dispor de portagens.
“E este é que é o propósito final”, disse, acrescentando que já existem referências das tarifas que estão a ser aplicadas noutros troços”, dando a entender que serão esses parâmetros que serão usados para definir os preços das portagens naquela via.
“Vai ser feita uma avaliação das tarifas que estão a ser aplicadas noutros troços. E, para este, serão aplicadas as mesmas medidas. Nós não vamos fugir ao parâmetro”, frisou.
À parte da reabilitação da estrada, os trabalhos incluíram intervenções no regadio de Chókwè para proteger a via contra a eventual erosão e outros impactos causados pelos eventos extremos (tempestades) recentemente ocorridos.