O petróleo está a retornar aos ganhos, depois de ter registado uma desvalorização esta terça-feira, com a negociação a ser marcada por preocupações com as perspectivas de crescimento da economia global.
O West Texas Intermediate (WTI), benchmark para os Estados Unidos, sobe 0,75% para 77,65 dólares por barril. Por seu lado, o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, avança 0,61% para 81,26 dólares.
A sustentar os ganhos estão os stocks de crude nos Estados Unidos que caíram cerca de 6,1 milhões de barris na semana terminada a 21 de Abril, segundo dados do Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla em inglês). Os analistas esperavam uma queda de 1,5 milhões de barris.
O ouro negro está assim a retomar valores registados antes de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros produtores aliados, como a Rússia, conhecidos com OPEP+, terem anunciado um corte na produção em Abril.
No mercado do gás natural, a matéria-prima negociada em Amesterdão, o TTF, recua 0,38% para os 39,25 euros por megawatt-hora.