Um grupo de investigadores da Stanford University, nos Estados Unidos da América, criou uns óculos de Realidade Aumentada, que garantem que o utilizador nunca fica sem palavras. Para o assegurar, integraram as tecnologia GPT-4 e o reconhecimento automático de fala (ASR) Whisper da OpenAI. Um smartphone também é usado na configuração.
De nome rizzGPT, o dispositivo é, basicamente, um teleponto privado, instalado mesmo em frente aos olhos do utilizador. Através dos microfones incorporados, os óculos registam tudo o que é dito durante a conversa e, depois, com a ajuda do GPT-4, geram uma resposta textual.
“Diga adeus a encontros e entrevistas de emprego embaraçosas”, escreveu um dos criadores, Bryan Hau-Ping Chiang, no Twitter, descrevendo o dispositivo como “um assistente pessoal disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”. Mais brevemente e com humor, o rizzGPT pode ser usado durante eventos da vida, como encontros estranhos e entrevistas de emprego.
Em primeiro lugar, os investigadores construíram os óculos de Realidade Aumentada, utilizando um dispositivo com a forma e tamanho de um monóculo, desenvolvido e oferecido pela empresa Brilliant Labs. O aparelho é ligado ao vidro dos óculos, permitindo-lhe mostrar informação ao utilizador através do ecrã de alta resolução, da câmara e do microfone. Depois, utilizaram a tecnologia da Whisper.
O trabalho resultou em óculos capazes de captar vozes do ambiente envolvente, bem como convertê-las em texto, alimentando, ao mesmo tempo, o sistema de IA. Todo o processo decorre numa questão de segundos.