Se estiver interessado em fazer crescer o seu dinheiro, pode apostar num portefólio de investimentos, um instrumento financeiro que o ajudará a investir na bolsa de valores e em diferentes instrumentos financeiros.
Um portefólio de investimentos é o conjunto de diversos instrumentos financeiros seleccionados e geridos com bases sólidas, procurando obter retornos adequados para cada perfil de risco e/ou horizonte de investimento. Por outras palavras, é uma colecção de diferentes instrumentos de investimento, de natureza diferente, como sejam os vários tipos de acções de empresas, obrigações cotadas em mercados de moedas diferentes, criptomoedas, entre muitos outros.
Quando se trata de investir, há muitas opções disponíveis e estas dependerão da combinação de activos que o investidor escolher de acordo com o seu objectivo e perfil de risco.
Portefólio de investimento agressivo: A estratégia de investimento agressiva tenta maximizar os retornos da carteira assumindo um grau de risco relativamente maior.
Portefólio de investimentos moderado: Consiste numa carteira com risco moderado apropriada para investidores com tolerância ao risco e um horizonte temporal de mais de cinco anos. Os investidores moderados estão dispostos a aceitar períodos de volatilidade moderada do mercado em troca da possibilidade de receber rendimentos que excedam a inflação.
Carteira de Investimentos conservadores: É uma carteira conservadora apropriada para um investidor com uma baixa tolerância ao risco. Os investidores conservadores não estão dispostos a aceitar períodos de extrema volatilidade do mercado e procuram rendimentos que igualem ou excedam ligeiramente a inflação.
Ao investir num portefólio de investimentos, devemos estar conscientes de que estamos a assumir um certo nível de risco de ter perdas, razão pela qual certas estratégias devem ser assumidas para reduzir o risco.
Fonte: Rankia