O Absa Bank Moçambique fechou o ano de 2022 com um forte desempenho comercial, tendo alcançado uma melhoria na sua rentabilidade, mantendo-se assim numa sólida posição financeira.
Apesar de um ambiente económico global marcado por um fraco crescimento e altos níveis de inflação, aquela instituição bancária superou o desempenho de 2021, onde viu a sua receita total aumentar em 17,6% fixando-se em 6,7 mil milhões de meticais. Não obstante, o banco teve um papel fundamental como intermediário nos mercados financeiros, terminando o ano de 2022 com uma quota de mercado de 18% na negociação de obrigações e 14,5% na negociação de moeda estrangeira.
Segundo um comunicado divulgado esta quinta-feira, 13 de Abril, “o crédito a clientes registou um crescimento significativo, ultrapassando a fasquia dos 10% de quota de mercado, e os resultados líquidos anuais melhoraram em 61,4% relativamente ao ano anterior, alcançando 1,02 mil milhões de meticais”.
Assim, de acordo com o administrador-delegado do Absa Bank Moçambique, Pedro Carvalho, citado na nota, o banco, pela primeira vez na sua história, distribuirá dividendos aos seus accionistas, num valor correspondente a 50% do lucro líquido.
“Seguindo a estratégia dos últimos anos de melhorias contínuas, o banco implementou ao longo de 2022 várias mudanças operacionais, redesenhou processos, integrou e investiu em tecnologia, no sentido de assegurar a entrega de um serviço mais eficiente, seguro e de excelência aos seus clientes”, lê-se no documento, acrescentando que “estes esforços resultaram numa melhoria significativa do rácio de eficiência, que baixou de 68,9% para 61,7% em 2022, evidenciando um aprimoramento contínuo na gestão eficiente dos recursos”.
Entretanto, na área de responsabilidade social, o Absa destacou o seu apoio às comunidades, na saúde, educação e desenvolvimento comunitário. “Para além de um desempenho financeiro excepcional, o banco reforçou em 2022 o apoio às comunidades locais. Através do nosso programa de cidadania, oferecemos suporte às nossas comunidades nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento comunitário. No entanto, ainda temos um longo caminho pela frente para garantir um futuro melhor, mais forte e resiliente para todos os moçambicanos”, frisou Pedro Carvalho.
Pedro Carvalho, administrador-delegado do Absa Bank Moçambique, explica os resultados