A empresa sul-africana Transnet Freight Rail (TFR) prepara-se para aumentar significativamente o número de comboios semanais que operam a partir do corredor do norte da África do Sul para o transporte de mercadorias de exportação através do porto de Maputo, em Moçambique.
Uma vez finalizados os acordos comerciais para o serviço “sem fronteiras” com a Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), a TFR espera aumentar o número de comboios semanais que transportam cromo de 12 para 21, e os que transportam magnetite de 17 para 28.
O operador ferroviário prepara-se também para aumentar o número de comboios que transportam fosfato e carvão através de Maputo.
As duas operadoras ferroviárias assinaram um acordo no princípio de Fevereiro que visa permitir a passagem ininterrupta de comboios de mercadorias entre os dois países, na sequência de projectos conjuntos de utilização do modelo run-through durante um período de mais de nove meses.
“Através desta fase piloto, as duas ferroviárias demonstraram claramente que o modelo run-through era uma proposta operacional mais eficiente, com grande potencial para tornar o sistema ferroviário uma opção mais competitiva neste sector”, disse Bonginkosi Mabaso, director comercial da TFR, à Engineering News.
“O serviço sem fronteiras terá duas inspecções – no ponto de origem e de destino, um modelo de tracção durante toda a viagem de ida e volta e nenhuma mudança de locomotiva em Komati. Isto reduzirá significativamente os tempos de trânsito e de circulação”, afirmou Mabaso, abstendo-se de oferecer uma orientação específica em termos de volume e custos.
De acordo com o director comercial da TFR, ainda não há previsão para o início do serviço “uma vez que os acordos comerciais estão actualmente em discussão”.