Um condomínio é determinado quando num imóvel vivem várias pessoas em diferentes fracções e pode contratar um seguro colectivo com todas as coberturas que os condóminos desejarem ter, dividindo os custos entre todos e assim proteger as áreas comuns, unidades autónomas e equipamentos pertencentes ao mesmo.
Um seguro de condomínio pode evitar os seguintes problemas:
Incêndios, relâmpagos e explosões
Em situações de incêndio, no caso de áreas comuns do condomínio serem afectadas, o seguro pode ser accionado, oferecendo, assim, cobertura para equipamentos e artigos pertencentes ao condomínio. Além disso, o seguro também cobre questões relacionadas com a estrutura, tais como acabamentos, tubagens, pavimentos, tectos, entre outros.
Para que o seguro seja accionado nestes casos, o incêndio deve ter ocorrido por curto-circuito ou qualquer fenómeno de natureza imprevista, como raios, explosões, deslizamentos de terras, quedas de aviões. Este item faz parte da cobertura básica simples.
Falhas eléctricas
Se ocorrerem problemas relacionados com danos eléctricos no condomínio, como uma sobrecarga de energia na rede eléctrica, e algum equipamento ou objecto de uso comum for afectado, é possível accionar o seguro. Esta cobertura, para além de facilitar o contacto imediato com o operador do seguro para resolver o problema, proporciona também segurança financeira aos ocupantes do condomínio, podendo ser contratada como um adicional à cobertura básica.
Roubo e Furto
O seguro do condomínio também oferece cobertura para roubo e furto de artigos de uso comum. Muitas vezes, mesmo com todo o cuidado tomado, é ainda possível que tais incidentes ocorram.
É importante salientar que este caso é válido apenas para objectos que são propriedade do condomínio, tais como uma televisão, equipamento de cozinha, etc.
Vendavais e granizo
As acções resultantes de ventos e granizo podem trazer várias perdas ao condomínio. Quer as perdas estejam relacionadas com queda de árvores ou danos no telhado, contar com este item na cobertura de seguro da associação de condomínios é uma grande vantagem.
Esta cobertura pode variar de acordo com cada companhia de seguros, mas, em geral, é normalmente oferecida como um adicional à cobertura básica. Também podem ser incluídos casos relacionados com danos causados por inundações.
Quebra de vidros
Situações envolvendo vidros partidos são comuns em condomínios. Seja devido a uma tempestade ou a um outro tipo de acidente, há normalmente danos para os residentes. Por conseguinte, é possível contratar este adicional na cobertura do seguro do condomínio para cobrir janelas partidas, espelhos e tampos de mesa.
A contratação do seguro de condomínio é da responsabilidade do gestor do edifício. Em caso de acidente, será responsável por contactar a companhia de seguros. Uma vez contratado o seguro, o valor é suportado pelos proprietários do condomínio.