O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, avançou nesta sexta-feira, 1 de Abril, que o Governo tem vindo a envidar esforços para melhorar a competitividade dos corredores de transporte, apostando no processo de integração digitalização.
De acordo com o governante, é fundamental pensar sobre a integração digital no transporte rodoviário, caso a região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) queira manter-se competitiva e manter a sua posição como um actor importante no comércio mundial. “Estamos actualmente a olhar para a digitalização da maioria dos nossos processos transfronteiriços, para facilitar o comércio em Moçambique. Acreditamos totalmente na digitalização e na integração de sistemas entre o nosso País e os países vizinhos”, explicou a fonte.
O governante revelou ainda terem sido já removidas as taxas da Licença Temporária de Importação (TIP), bem como a redução do custo do frete em 11,5 dólares por tonelada, alterações, tal como acrescentou Mateus Magala, que surgiram no âmbito da implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE).
“Paralelamente, também estamos a procurar intervenções ao nível das infra-estruturas, tais como melhorar instalações de fronteira e resolução de outros constrangimentos ao longo de todo o corredor logístico, juntamente com as autoridades governamentais da África do Sul”, referiu o ministro.
Discussion about this post