O Presidente da República, Filipe Nyusi, considerou nesta quinta-feira (30), em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América que a comunidade internacional deve encarar Moçambique como um exemplo a seguir em acções de manutenção de paz, reconciliação nacional e combate ao terrorismo.
Filipe Nyusi avaliou positivamente a sua presença, esta semana, nas Nações Unidas, no âmbito da Presidência mensal de Moçambique no Conselho de Segurança neste mês de Março, acrescentando que os encontros decorridos serviram para reforçar o sentimento de que a presença do País no órgão, no biénio 2023-2024, é oportuna.
“Ficou claro nos temas que trouxemos que a missão foi bem-sucedida. E gostamos de ver os outros países, sentados connosco na mesma plataforma, e todos discutirmos os nossos problemas. Conseguimos deixar uma clara mensagem sobre a necessidade da existência da paz no mundo”, afirmou o estadista.
O chefe do Estado secundou que “os desafios são ainda enormes, mas o nosso País pode dar a sua contribuição em diversas matérias”.
Moçambique será sucedido, a partir deste sábado, 1 de Abril, pela Rússia, na Presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Para além de presidir aos debates de alto nível, Filipe Nyusi reuniu-se com líderes de alguns países e representantes de organizações internacionais.