O petróleo está a valorizar ligeiramente pela quarta sessão consecutiva, depois de os stocks de crude nos Estados Unidos terem registado uma queda inesperada, o que se está a sobrepor às disrupções na Turquia.
O West Texas Intermediate (WTI), benchmark para os Estados Unidos, soma 0,11% para 73,05 dólares por barril. Por seu lado, o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, avança 0,03% para 78,3 dólares.
Os stocks de petróleo nos Estados Unidos registaram na semana passada a maior queda do ano, segundo divulgou o departamento de energia norte-americano, com a procura por destilados perto do valor mais baixo desde 2016, sinal de uma desaceleração económica.
No início desta semana, o ouro negro esteve a negociar em forte alta depois de uma disputa entre o Iraque, a Turquia e as autoridades curdas ter interrompido o fornecimento de 400 mil barris diários de exportações do porto de Ceyhan.
No mercado do gás, os preços desvalorizam ligeiramente, com a procura por esta matéria-prima a diminuir. Ainda assim, analistas do Goldman Sachs dizem esperar uma nova subida até aos 100 euros por megawatt-hora no final de Agosto.
Os contratos da matéria-prima negociada em Amesterdão, TTF, recua 0,8% para 42,48 euros por megawatt-hora.